terça-feira, 1 de junho de 2010

2. Questões abordagens da Educação Física

11- (Paulista/2006) “...defende uma ação educativa que deve ocorrer a partir dos movimentos espontâneos da criança e das atitudes corporais, favorecendo a gênese da imagem corporal, núcleo central da personalidade...”Darido e Rangel (2005). A qual se refere a afirmativa?
a) crítico-superadora
b) crítico-emancipatória
c) psicomotora
d) cultura corporal
e) construtivista-interacionista

12- (Gravatá/2008) “O jogo é o principal meio de ensino, pois quando a criança brinca, ela aprende e o jogo assume o papel de conteúdo e/ou estratégia”. Essa característica refere-se a abordagem
a) desenvolvimentista
b) construtivista
c) promoção da saúde
d) crítico superadoraaptidão física

13- (Coronel Fabriciano/2008) Proporcionar a criança condições para que o seu comportamento motor seja desenvolvido por meio da interação entre diversificação e complexidade dos movimentos, permitindo adaptação e atendimento as demandas cotidianas em termos de desafios motores é caracterizado como um fundamento da abordagem:
a) construtivisma-interacionista
b) crítico-superadora
c) desenvolvimentista
d) sistêmica
e) psicomotricidade

14- (Buíque/2006) Qual das abordagens abaixo se fundamenta no conceito de assimilação e adaptação de Piaget?
a) aptidão física/promoção da saúde
b) crítico superadora
c) construtivista
d) desenvolvimentista
e) sociológica

15- (Rio de Janeiro/2007) A abordagem denominada sistêmica (Betti, in Darido, 1991) parte do princípio de que, nas aulas de educação física, é necessário garantir o acesso de todos os alunos as atividades corporais no cotidiano escolar. Esse princípio é denominado:
a) não-exclusão
b) diversidade
c) corporeidade
d) inclusão social
e) instrumentalização

16- (Rio de Janeiro/2007) A abordagem desenvolvimentista possui como principal objetivo ofecer experiências de movimento adequadas ao nível de crescimento e desenvolvimento que os alunos vão adquirindo. No entanto, Darido (2003) observa a seguinte significativa limitação nesta abordagem:
a) dá pouca importância à influencia do contexto social que está por trás da aquisição das habilidades motoras
b) secundariza os jogos com características competitivas
c) limita-se a um conjunto de atividades de cunho psicomotor
d) apresenta exarcebada influencia sociomotora, criando limitações a utilização de alguns exercícios motores classificados como competitivos
e) tem insuficiente aplicação no cotidiano escolar porque são poucas as aulas de Educação física e, conseqüentemente, há limitação na captação de resultados esportivos

17- (Rio de Janeiro/2010) A partir da década de 1970, surge uma reação de modelo pedagógico que propõe a superação da visão biológica e de rendimento corporal, com bases no desenvolvimento do aluno nos apcetos de origem psicológica. Segundo Darido (2003), ess abordagem denomina-se:
a) psicomotora
b) cultural
c) jogos cooperativos
d) desenvolvimentista
e) psicologizante

18- (Rio de Janeiro/ 2010) Após um período de críticas e negação dos conceitos biológicos nas aulas de educação física escolar, em meados da década de 1990, observou-se um movimento de novas reflexões sobre a aplicação de tais perspectivas e eugênicos. Tal movimento, segundo Darido (2003), originou a abordagem pedagógica denominada:
a) sistêmica
b) biológica transformadora
c) cultural corporal
d) crítica biológica
e) saúde renovada

19- (Lima/2010) Para a abordagem sistêmica existe a preocupação de garantir:
a) adaptação
b) anatomia
c) especificidade
d) fisiologia
e) NDA

20- (Lima/2010) Os conceitos de hierarquia, tendências autoafirmativas e autointegrativas são trabalhos em qual abordagem?
a) desenvolvimentista
b) construtivista
c) promoção da saúde
d) sistêmica
e) aptidão física

<< ANTERIOR      GABARITO

Referências
Lima, Alex de; Educação física: mais de 400 questões com gabarito comentado. 1 ed. Rio de Janeiro. Elsevier, 2010

2 comentários: