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quinta-feira, 2 de junho de 2011

6 PCN 1º ao 4º ano ensino fundamental

Critérios de avaliação em Educaçãoca Física
Tem o objetivo de dimensionar os avanços e dificuldades na relação ensino aprendizagem. As avaliações hoje se prendem a conceitos biofisiologicos. Questões a serem observadas aptidão física (desde que esteja de acordo com os objetivos e conteúdos), conhecimento de jogos, brincadeiras, atividades corporais, suas regras, estratégias e habilidades desenvolvidas, grau de independência, a organização e relacionar-se com os colegas.

Ensino e aprendizagem de Educação Física no 1º ciclo

As crianças trazem conhecimentos sobre movimentos que foram aprendidos através de: corpo e cultura corporal, através de experiências pessoais, através dos grupos sociais e através dos meios de comunicação.
Na escola os movimentos deverão ser ressignificados e ainda ocorrerão novas aprendizagens.
A escola deve trabalhar com repertório cultural local, novas experiências e experiências vividas.
Nessa idade os alunos estão com grande excitação. É bom também trabalhar atividades que trabalhem a concentração e aos poucos fazer com que eles sejam mais independentes.
Deve-se valorizar as regras.
Nessa faixa de idade não é indicada a especialização.

Conteúdos de Educação Física para o 1º ciclo

Dar preferência a utilização de jogos simples mesclados com atividades expressivas. As dimensões dos conteúdos: atitudinal, procedimental e conceituais.


Critérios de avaliação de Educação Física para o 1º ciclo
Enfrentar desafios corporais.
Participar das atividades respeitando as regras.
Interagir para os colegas sem discriminar.

Ensino e aprendizagem de Educação Física do 2º ciclo
Aprofundamento dos conhecimentos. Aumento da complexidade dos movimentos.

Conteúdos de Educação Física para o 2º ciclo
Aperfeiçoamento dos conteúdos trabalhados no ciclo anterior

Critérios de avaliação de Educação Física para o 2º ciclo
Enfrentar os desafios em situações de jogo
Reconhecer os benefícios da atividade física
Valorizar a pluralidade cultural

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