sexta-feira, 14 de outubro de 2011

2- Resumo Educação como prática corporal

Estrutura da aula

Primeira parte
Roda de conversa sobre o que será feito na aula.

Segunda parte
Práticas

Terceira parte
Roda de conversa sobre o que foi feito na aula

Autonomia é a capacidade de se autogovernar.
Conduta motora se organiza em: habilidades de manipulação, manutenção da postura e de locomoção.

Exercício corporal
Tem relação com o trabalho e atendimento de uma necessidade localizada, ele prepara para uma finalidade.

O jogo
Não se relaciona com o passado ou o futuro é uma atividade do presente. O jogo basta por si só. Ele tem um caráter pedagógico forte.

É necessário que as atividades da educação física superem a da rua. Os conteúdos da quadra tem que passar por uma sistematização.
O fazer mental que nasce da prática retorna a ela, corrigindo, reforçando, aperfeiçoando e avaliando.

É uma característica do jogo o prazer funcional da ação, a repetição de habilidades que já foram dominadas. A coordenação que não se exercita atrofia-se.
Inicialmente o jogo é apenas sensório-motor depois simbólico.

Autonomia é a capacidade de autogoverna-se.

Oito categorias das sensações:
auditivas, olfativas, gustativas, térmicas, táteis, álgiccas e espacias.

O ser humano nasce sem habilidades inatas prontas, mas está dotado de meios para se adaptar a seu meio cultural.

A conduta motora se divide em 3 áreas:

  • Habilidades de manipulação
  • Manutenção da postura
  • Locomoção

Exercício corporal - faz o atendimento de uma nescessidade localizada temporalmente.
Jogo - não está relacionado ao passado nem ao futuro é uma atividade do presente.
O fazer mental nasce da prática retorna a ela, corrigindo, reforçando, aperfeiçoando e avaliando.
Característica do jogo é o prazer funcional da ação, a repetição de habilidades que já foram dominadas.

Espiral da aprendizagem

  • assimilação de uma nova situação
  • repetição para não perder a habilidade
  • repetição para manutenção
  • repetição para aperfeiçoar
  • encorajamento para um novo desafio
No início o jogo é apenas sensório-motor e depois é sucedido pelo jogo simbólico.

Referências
FREIRE, João Batista; SCAGLIA, Alcides José. Educação como prática corporal. São Paulo: Scipione, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário