Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de março de 2012

Resumo Educação Física na Adolescência 4

A educação física no Ensino Médio tem por objetivo ensinar o aluno a ter autonomia em seu programa de atividades físicas e adoção de um estilo de vida saudável.
As aulas são divididas em teóricas e práticas.
1- Atividade física
É qualquer movimento corporal que resulte em consumo de energia.

2- Aptidão física
Capacidade de realizar ações musculares de forma satisfatória, ela está ligada a diversos fatores como: resistência cardiorrespiratória, força, resistência muscular e flexibilidade. Ela é determinada pela: hereditariedade, a prática de atividades físicas e a dieta.

3- Saúde e qualidade de vida
Saúde é a capacidade de desfrutar a vida e enfrentar desafios.

Resistência aeróbia
Resistência cardiorrespiratória é quando conseguimos persistir em tarefas prolongadas que envolvem grandes grupos musculares.
Quando suportamos uma carga alta e nos adaptamos a ela, estamos fazendo a supercompensação.
As fibras musculares são divididas em brancas (rápidas) e vermelhas (lentas).

Os ossos são formados por 3 tipos de células: osteócitos, osteoblastos e osteoclastos.
Tipos de articulações: sinartroses (imóvel), anfiartroses (pouco movimento), diartroses (livremente móveis).

Paulo Freire diz que parece imperar a chamada consciência ingênua, caracterizada pela conduta alienada e acrítica e reflexão totalmente ausente.
 A Educação é determinada e determinante da estrutura social.
O esporte
1- a competição reflete fatores importantes da sociedade.
2- o esporte funciona como um mecanismo de mobilidade social.
3- o esporte oferece a oportunidade de aprendizagem de papéis sociais.

O esporte precisa:
1- precisa ser entendido no contexto das sociedades
2- relaciona-se com os grupos sociais
3- reflete a ideologia de determinadas parcelas da sociedade.

<< ANTERIOR       INÍCIO >>


Referências
MATTOS, Mauro Gomes de; NEIRA, Marcos Garcia. Educação física na adolescência: construindo o conhecimento na escola. 5. ed. São Paulo: Phorte, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário